
Passada a festa do futebol mundial, a Copa da Rússia, o Campeonato Brasileiro está de volta hoje, com cinco partidas que irão abrir a 13ª rodada.
Dois jogos se destacam no retorno do Brasileirão: o clássico Rio-São Paulo, entre Corinthians e Botafogo-RJ, às 21h45, em Itaquera, e o duelo direto pelas primeiras colocações entre o Flamengo, que é o líder com 27 pontos, diante do São Paulo, que tem 23 no 3º lugar.
Para o ex-zagueiro ribeirão-pretano Gustavo, 42, que foi revelado no Botafogo e conquistou o título nacional em 2001, pelo Atlético-PR, o Brasileirão é o torneio mais disputado do mundo. “O nível do Brasileiro é, sem dúvida, o mais difícil que tem. E esses primeiros jogos que teremos após o retorno serão decisivos para apontar o rumo de todos os clubes na competição”, ressaltou.
Força paulista
Durante a pausa para a Copa, os times tiveram tempo para descansar e também ir ao mercado da bola para encontrar novos jogadores e reforçar seus elencos.
O Timão, por exemplo, perdeu peças importantes, como o zagueiro Balbuena e o lateral Sidcley, mas a equipe do técnico Osmar Loss recebeu o lateral Danilo Avelar e o atacante Jonathas.
O São Paulo também trouxe dois reforços. Bruno Peres deixou a lateral do Roma para brigar pelo espaço no Tricolor, assim como o atacante João Rojas, que foi uma indicação do técnico Diego Aguirre.
Já o Palmeiras não teve grandes contratações, mas aposta em um nome antigo para o meio de campo: Gustavo Scarpa. O jogador conseguiu se livrar da briga judicial que tinha com o ex-clube, o Fluminense. Ele poderia acertar com qualquer outro clube, mas preferiu retornar ao Verdão. Por outro lado, o time de Roger Machado teve baixas de atletas como Tchê Tchê e Keno.
O Santos tem duas novidades. Destaque da Costa Rica, Bryan Ruiz foi contratado para ser o homem de criação e, ontem, o volante Carlos Sánchez chegou a acordo.
Confira as mudanças nos elencos de quatro clubes grandes de São Paulo
CORINTHIANS
– Chegaram: lateral-esquerdo Danilo Avelar (Torino-ITA) e atacante Jonathas (Hannover-ALE);
– Saíram: zagueiro Balbuena (West Ham-ING), lateral-esquerdo Sidcley (Dínamo Kiev-UCR), volante Maycon (Shakhtar Donetsk-UCR) e atacante Kazim (Lobos BUAP-MEX);
PALMEIRAS
– Chegaram: zagueiro Nicolas Freire (Zwolle-HOL), e meias Gustavo Scarpa (Fluminense) e Vitinho (Barcelona B-ESP);
– Saíram: goleiro Daniel Fuzato (Roma-ITA), lateral João Pedro (Porto-POR), zagueiro Emerson Santos (Internacional), volante Tchê Tchê (Dínamo Kiev-UCR), e atacantes Keno (Pyramids-EGI) e Fernando (Shakhtar Donetsk-UCR);
SÃO PAULO
– Chegaram: lateral-direito Bruno Peres (Roma-ITA) e atacante João Rojas (Talleres-ARG);
– Saíram: lateral-direito Bruno (Bahia), lateral-esquerdo Matheus Reis (Rio Ave-POR), volante Petros (Al-Nassr-ASA) e meia Cueva (Krasnodar-RUS);
SANTOS
– Chegaram: volante Carlos Sánchez (Monterrey-MEX) e meia Bryan Ruiz (Sporting-POR);
– Saiu: Ninguém.
FONTE: ACidade ON