
O município de Francisco Macedo, no Piauí, deu um importante passo na promoção dos direitos da infância e adolescência ao aderir oficialmente ao Selo UNICEF — edição 2025 – 2028.
Matéria relacionada — Francisco Macedo conquista o Selo Unicef pela 1ª vez com avanços nas políticas de proteção infantil
A formalização ocorreu nesta quinta-feira (16), com a assinatura do termo de compromisso pelo prefeito Novim e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Seomária.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que incentiva municípios do Semiárido e da Amazônia Legal a implementarem políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, combatendo desigualdades e garantindo acesso a saúde, educação, proteção e assistência social.
Com a adesão, Francisco Macedo se compromete a desenvolver ações estratégicas para melhorar indicadores sociais, reduzir vulnerabilidades e fortalecer as políticas públicas direcionadas a jovens, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O prefeito Novim destacou a importância dessa iniciativa. “A adesão ao Selo UNICEF representa um marco na nossa gestão. É um compromisso com o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes. Vamos trabalhar juntos para alcançar cada meta e transformar realidades.”
Agora, o município receberá apoio técnico do UNICEF e de parceiros para implementar um plano de ações que, ao final do ciclo (2025-2028), poderá resultar na certificação do Selo, reconhecendo os avanços alcançados. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal e da sociedade civil com a equidade e o desenvolvimento integral das novas gerações.
Sobre o Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma estratégia para incentivar municípios a priorizarem políticas que garantam direitos de crianças e adolescentes, promovendo inclusão social e redução de desigualdades. Municípios certificados são reconhecidos por seus esforços e resultados na melhoria da qualidade de vida de jovens.