A cidade de Belém do Piauí amanheceu de luto neste domingo, 31 de maio, com a notícia do falecimento de Antônia Maria da Conceição, carinhosamente conhecida como Dona Antônia Granja. Aos 103 anos de idade, ela faleceu após enfrentar complicações de saúde nos últimos dias.
De acordo com familiares, Dona Antônia vinha apresentando problemas de saúde recentemente, quadro que se agravou nos últimos dias, levando ao seu falecimento.
Reconhecida como uma das moradoras mais longevas do município, Dona Antônia deixa um legado marcado pela simplicidade, dedicação à família e forte ligação com suas raízes. Matriarca de uma numerosa família, ela era viúva de João Jacob de Araújo, com quem construiu uma história de vida pautada pelo trabalho, união e valores familiares.

Nascida em 17 de setembro de 1922, no povoado Riacho do Padre, atualmente conhecido como Malhadinha, Dona Antônia era filha de José Tangino Granja e Maria Olímpia da Conceição, ambos já falecidos. Teve seis irmãos, que também partiram ao longo dos anos.

Ao lado do esposo João Jacob de Araújo, constituiu uma família formada por três filhos: José João de Araújo, Maria Antônia da Conceição e Jacob João de Araújo. A família cresceu ao longo das décadas e hoje reúne 12 netos, 16 bisnetos e 3 tataranetos. Seu esposo faleceu há 19 anos.

Após o casamento, o casal residiu inicialmente na localidade Riacho da Roça, no município de Caldeirão Grande do Piauí. Anos depois, mudou-se para a localidade Largo da Pedra, zona rural de Belém do Piauí, onde Dona Antônia permaneceu por toda a vida, acompanhando o crescimento de filhos, netos, bisnetos e tataranetos.
Mesmo ao alcançar a marca centenária, Dona Antônia era admirada pela lucidez, força e disposição, tornando-se uma referência de longevidade e sabedoria para toda a comunidade.

Centenário celebrado com grande homenagem
Em setembro de 2022, familiares e amigos realizaram uma grande celebração em homenagem aos 100 anos de vida de Dona Antônia. A festa aconteceu na localidade Largo da Pedra e reuniu mais de 400 pessoas de diversas cidades da região.

O evento contou com a presença de familiares, amigos, autoridades e moradores de municípios como Belém do Piauí, Padre Marcos, Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí. Durante a comemoração, foi servido almoço aos convidados e prestadas diversas homenagens à matriarca, em reconhecimento à sua trajetória de vida e contribuição para a formação de gerações da família.

