
Quatro estudantes da rede municipal de ensino de Belém do Piauí – PI, foram contemplados com incentivo financeiro pelo brilhante desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2020.
O benefício, oriundo do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Cidadania (MC), é voltada a estudantes de baixa renda atendidos pelo Auxílio Brasil que participarem e conquistarem bons resultados em olimpíadas de conhecimento organizadas pelo MCTI.
Em razão da brilhante colocação na OBA edição 2020, os estudantes passaram a ter direito – desde 25 de dezembro de 2021 – a Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI do Auxílio Brasil.
As famílias dos estudantes contemplados receberam de início um aporte de R$ 1.000,00 (mil reais) em parcela única pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Auxílio Brasil, além de 12 (doze) parcelas de R$ 100,00 (cem reais) pelo Banco do Brasil e uma mentoria com professores especializados para que o jovem possa desenvolver suas habilidades voltadas para o conhecimento.
Os alunos beneficiados foram da Escola José de Moura Leal, sendo eles: Tainara Sousa Leal; Kaledy Gedalias de Sousa Dias; Isabella Dias Santos; e Miria Marinalva Leal.
Como contrapartida, os estudantes beneficiados, precisam participar do Programa de Mentoria do MCTI/CNPq, que visá orienta-los ao longo do ano no cumprimento de diversas tarefas de caráter obrigatárias.
A Secretaria de Educação do Município, Claudeci Ribeiro, destacou que o benéfico será uma forma de dar mais oportunidades para os jovens.

“Esse benéfico é o resultado daqueles que se esforçam e participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e vai servi como um estímulo a mais aos nossos estudantes, beneficiando a vida da família com o valor adicional”, comentou.