27.1 C
Picos

Alunos da EJA de Belém do Piauí visitam pontos turísticos e históricos do Município de Oeiras PI;veja

#

Com o objetivo de propiciar aos alunos conhecimento cultural e um dia de lazer a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da secretaria Municipal de Educação, promoveu no último sábado (18), um passeio de lazer e visita a alguns pontos históricos  da primeira capital do Piauí, a cidade  de Oeiras. O passeio contou com a  presença de todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.

Durante todo o dia, os alunos estiveram acompanhados pela Secretária Municipal de Educação Claudia Ribeiro, e pelo Diretores José Ailton, além de professores da sede municipal e dos interiores, e do pedagogo Municipal Edson Sá.

Os alunos foram orientados pela Coordenadora Maurenize Gomes, do Centro Cultural Sobrado Major selemérico, e tiveram a oportunidade de explorar os locais históricos do município de Oeiras do Piauí. O passeio foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma aula diferente do modelo tradicional, visitando e conhecendo de perto importantes pontos históricos, culturais e religiosos do Estado.

Inicialmente, os estudantes visitaram a Praça Nossa Sra. das Vitórias – Centro Histórico. No local puderem apreciar visualmente a Casa das 12 Janelas– construção típica da arquitetura civil piauiense do início do século XIX-, onde atualmente funciona a Biblioteca Municipal de Oeiras.

Em seguida se deslocaram para Sobrado Major Selemérico, edifício que foi construído pelo Presidente da Província Zacarias de Góis e Vasconcelos durante seu governo (1845-1847) para residência e despachos dos presidentes da província, e que hoje abriga o Instituto Histórico de Oeiras e Centro Cultural Major Selemérico. Ainda no Sobrado, degustaram de um aprazível lanche.

Logo em seguida, os alunos, dirigiram-se para a Catedral de Nossa Senhora da Vitória que foi construída em 1733. É a mais antiga igreja de todo o Estado.

No local, a torre à direita de quem olha, foi feita posteriormente, apresentando linguagem diferente do resto da Igreja. As ombreiras e o óculo têm função puramente estética. Logo depois os estudantes, foram ao Morro da Cruz. Esse morro teve a cruz de pedras sobrepostas há mais de 100 anos.

Posteriormente deslocaram-se para o Sesc Park, onde desfrutaram de um delicioso almoço. E em seguida curtiram um  a tarde de lazer no SESC, onde  se divertiram e curtiram durante toda a tarde.

A Secretária Municipal, Cláudia Carvalho, destacou a importância das aulas externas do ambiente escolar. “Aulas como esta são de extrema importância para os alunos, pois trás conhecimento sobre a história do nosso Estado. Foi um dia bastante produtivo e que com certeza ampliará a visão  e conhecimento dos alunos do EJA, da rede municipal de Belém do Piauí”, destacou a secretaria.

Confiras fotos de todo o dia:

*Para ampliarem as imagens clique na  foto desejada. Caso deseje salvar a foto, pressione na mesma e clique em download da imagem.

[rl_gallery id=”18447″]

Da Redação, InfoNewss

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui