A cidade de Vera Mendes – PI, distante cerca de 350 km da capital Teresina, foi um dos 71 município do estado do Piauí, que teve o Garantia-Safra 2020-2021 liberado para agricultores. O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (14.fev.2022) do Diário Oficial da União.
CONTEÚDO RELACIONADO – Garantia-Safra é liberado para agricultores de 71 municípios do Piauí
O Garantia Safra funciona como um seguro por perda na produção agrícola, em razão da estiagem ou excesso de chuva, ou seja garante uma renda mínima para os agricultores familiares do município em caso de perda na produção agrícola.
Para que os agricultores de Vera Mendes tivessem direito ao benefício, o prefeito Dr. Carlim teve que fazer uma adesão ao Garantia Safra 2020-21, e pagar a contrapartida do município ao programa, de aproximadamente R$ 17 mil reais. Além do valor pago pela Prefeitura, o agricultor, Estado e a União complementam com o restante.
CONTEÚDO RELACIONADO – Prefeito Dr. Carlim conclui pagamento da contrapartida ao Garantia Safra 2021/2022
Por conta dessas iniciativas, e outras ações como decretos municipais emitidos (Estiagem, Seca e Calamidade Pública causada pela seca), reuniões e mobilizações, após quatro anos os agricultores, voltaram a garantir o benefício, que desta vez será no valor R$ 850,00, em parcela única. Em Vera Mendes 327 agricultores aderiram ao Programa 2020-2021.
Com o auxilio garantido, o prefeito municipal Dr. Carlim adiantou três parcelas do pagamento da contrapartida do Aporte Municipal – Garantia Safra 2021/2022. Conforme o gestor, a medida tem sido um compromisso da gestão com o homem do campo.
A secretária de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Geania Sousa, disse que a gestão segue engajada em ações e melhorias que beneficiem os agricultores. “Seguimos comprometidos em garantir os serviços e ações necessários aos agricultores, tem sido umas das nossas principais prioridades.” Comentou.