O município de Picos, no Sul do Piauí, está entre os que serão beneficiados com os novos investimentos anunciados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para fortalecer a infraestrutura aeroportuária regional no Nordeste. A região vai receber R$ 424,2 milhões dentro da nova carteira pública de empreendimentos prevista para o ciclo 2026/2027, estimada em quase R$ 1,8 bilhão em todo o país.
De acordo com o ministério, parte dos recursos já está destinada para obras e melhorias estruturais em terminais regionais, incluindo o Aeroporto de Picos, que deverá passar por intervenções voltadas à modernização e aprimoramento da infraestrutura. O objetivo é ampliar a segurança operacional, aumentar a conectividade regional e fortalecer o desenvolvimento econômico das cidades atendidas pelos aeroportos.
Além de Picos, também estão incluídos no pacote de melhorias os terminais de Barra do Corda, Bacabal e Santa Inês, no Maranhão, e Ilhéus, na Bahia. Outros municípios do Nordeste também receberão investimentos voltados à elaboração de estudos e projetos básicos, como Feira de Santana e Conde, na Bahia, e Iguatu, no Ceará. Já a instalação de estações meteorológicas está prevista para aeroportos em Patos–PB, Sobral–CE e Balsas–MA, além de Gurupi, no Tocantins.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a proposta é preparar os aeroportos regionais para acompanhar o crescimento da demanda com mais eficiência e segurança. Segundo ele, a carteira de investimentos tem foco no fortalecimento da aviação regional e no desenvolvimento das cidades atendidas.
O secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, ressaltou que o planejamento antecipado, por meio de estudos e projetos, garante mais agilidade na execução das obras e maior qualidade nas intervenções. Ele também destacou o uso da metodologia BIM (Building Information Modelling) em grande parte dos projetos, permitindo integração de informações técnicas, custos e prazos, com redução de riscos e maior eficiência na entrega das obras.
A nova carteira prevê 34 empreendimentos em 31 aeroportos, distribuídos por 16 estados, com cerca de 65% dos projetos desenvolvidos por meio da metodologia BIM, alinhada à Estratégia BIM BR e à Lei nº 14.133/2021, que rege as contratações públicas no país.
