O sábado (30) será de votação para milhares de advogados filiados à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí. É que hoje está sendo realizado o pleito eleitoral da eleger o novo presidente da OAB-PI para o triênio 2025/2027.
Os candidatos(as) à Presidência e a Vice-Presidência, respectivamente, que registraram chapas foram:
- Aurélio Lobão e Alice Belli;
- Carlos Júnior e Maria Clara;
- Raimundo Júnior e Raylena Alencar.
O pleito eleitoral está agendado para ocorrer das 10h30 às 18h30, a ser realizado na sede da Seccional, em Teresina, e também nas 20 Subseções da OAB. A votação se estenderá por um período contínuo de oito horas e ocorrerá de forma presencial, utilizando urnas eletrônicas, sendo o voto considerado obrigatório para todos os Advogados e as Advogadas.
As urnas eletrônicas estarão dispostas na Sede da OAB Piauí, localizada em Teresina, bem como nas Sedes das Subseções em Água Branca, Altos, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Uruçuí e Valença.
Estão habilitados a exercerem o direito ao voto todos os Advogados e as Advogadas que se encontram devidamente inscritos na OAB-PI, e que estejam em dia com o pagamento das anuidades. O voto é obrigatório, sob pena de imposição de multa correspondente a 20% (vinte por cento) do valor da anuidade, salvo se houver justificativa formal apresentada por escrito no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data da eleição, a qual será submetida à apreciação da Diretoria do Conselho Seccional.
A chapa do advogado Aurélio Lobão é apoiada pelo atual presidente da Ordem, Celso Barros Neto, que afirmou que o membro possui história dentro da entidade e, com isso, tem o apoio de seus aliados na disputa da presidência da Ordem. “Ele é um pré-candidato e nós temos com ele uma boa relação e ligação. Ele conhece muito a OAB, advogado a muito tempo, professor, então tem a nossa grande pré-disposição”, disse Celso Barros em entrevista ao Portal O Dia em setembro deste ano.
Carlos Júnior é conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo Piauí. Já assumiu o cargo de vice-presidente da Subseção de Barras em 2018 e foi presidente da mesma unidade de 2019 a 2021. Já Raimundo Júnior atuou como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo Piauí, exerceu o cargo de secretário-adjunto da Comissão Nacional de Direito Eleitoral no triênio 2020/2022. Foi também candidato a presidente da seccional Piauí no último pleito.
Aqueles que desejam mais informações sobre o cronograma eleitoral, as candidaturas e outras notícias relacionadas ao pleito, podem acessar a página oficial das Eleições OAB 2024.
Fonte: Portal O Dia