31 C
Picos

Adapi apreende mais de 6 mil vacinas armazenadas irregularmente em Bom Jesus

#

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) apreendeu mais de 6 mil doses de vacinas  que estavam armazenadas irregularmente em estabelecimentos comerciais de Bom Jesus (a 632 km de Teresina).  Nos locais, os fiscais identificaram os frascos dos imunizantes armazenados em temperatura inadequada. Foram apreendidas vacinas contra Febre Aftosa, Polivalente, Encefalopatia Equina, Garrotilho, Antirrábica, Gumboro e Polivalente Canina

“As doses foram encontradas na temperatura entre 12 e 24 graus Celsius, por isso todo o produto apreendido será destruído. No ato da fiscalização, foi lavrado um termo de apreensão e outro de inutilização do produto”, detalhou fiscal médica veterinária da Usav de Bom Jesus Regina Fialho, responsável pela ação.

A fiscalização é realizada em toda a cadeia de frio da vacina, desde a saída dos laboratórios até a chegada nas revendas. Ao chegar nos revendedores, o responsável deve comunicar ao Serviço Veterinário Oficial da Adapi para que seja feita a verificação dos estoques e temperatura da vacina.

“As vacinas com temperaturas alteradas são inviáveis, pois ficam inativadas e não conferem imunidade ao rebanho, com isso os animais ficam vulneráveis e em caso de contato com o agente infeccioso podem adquirir a doença, trazendo um grande risco a saúde da população e ao agronegócio estadual e nacional”, explicou Simone Pereira, coordenadora do Programa de Vigilância para Febre Aftosa (PEEFA), que também destacou que a temperatura ideal de acondicionamento da vacina contra a febre aftosa é de 2º a 8º graus Celsius.

Foto: Adapi

Segundo Rosal Vaz, fiscal médico veterinário da Usav de Bom Jesus, foram apreendidas 2.570 doses de vacinas contra Polivalente, 730 contra Febre Aftosa, 100 doses contra Encefalopatia Equina, 20 contra Garrotilho, 2.000 doses contra Gumboro, 810 doses Antirrábica, 5 doses contra Polivalente Canina. “As vacinas são sempre acondicionadas em geladeiras de uso exclusivo e devem possuir termômetro com temperatura máxima e mínima, para detecção de qualquer problema de alteração na temperatura”.

A legislação é clara e exigente quanto a revenda veterinária, por isso em caso de negligência, as vacinas poderão ser apreendidas pela fiscalização. Além disso o comprador fica lesado pelo código de defesa do consumidor.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas