quinta-feira, 29 outubro 2020
Últimas
Casa / Outros destaques / Acordo suspende atos de campanha eleitoral por 15 dias em nove cidades do PI para conter casos de Covid

Acordo suspende atos de campanha eleitoral por 15 dias em nove cidades do PI para conter casos de Covid

Um acordo entre partidos e coligações de nove cidades do Sul do Piauí suspendeu alguns atos de campanha eleitoral que gerem aglomerações de pessoas, durante 15 dias. Firmado nessa sexta-feira (16), o acordo vale até o dia 5 de novembro, segundo o promotor de Justiça Leonardo Monteiro. Ele informou que caso haja descumprimento, o MP pode entrar com ação para punir partidos e candidatos.

De acordo com o promotor, profissionais de saúde dos municípios acionaram as autoridades eleitorais para pedir providências depois do aumento, nas últimas semanas, no número de casos e óbitos por Covid-19 na região. O hospital regional de São Raimundo Nonato, cidade a 543 km de Teresina, teve 100% dos leitos de UTI ocupados nessa sexta-feira (17), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o promotor, o entendimento foi consensual entre partidos e coligações dos municípios da 95ª e da 13ª Zonas Eleitorais, que são: Fartura do Piauí, Dirceu Arcoverde, Bonfim do Piauí, São Braz do Piauí e Várzea Branca, na 95ª. Já na 13ª as cidades são São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Coronel José Dias e Dom Inocêncio.

“Houve um aumento grande na quantidade de casos e estamos em uma situação crítica, à beira de um colapso. Diante disso, fizemos a reunião e entramos em um consenso, com a necessidade de suspender até o dia 5 de novembro as carreatas, passeatas e comícios”, disse o promotor.

Segundo ele, apenas uma coligação de um dos municípios não assinou o acordo. Contudo, independentemente da reunião ter gerado somente um acordo, o promotor Leonardo destacou que o Ministério Público pode ajuizar ações para impedir a realização dos atos ou punir os realizadores, se já tiverem descumprido o acordo.

“Caso já tenham acontecido [os eventos], poderemos ajuizar ações solicitando à Justiça a punição daqueles partidos que descumprirem as medidas sanitárias”, explicou.

Fonte: G1 Piauí

Sobre Márcio Lopes

Colaborador, e atual redator e fotógrafo do Portal Info Newss.

Verifique também

Emendas de Elmano beneficiam 95% das cidades do estado

Como senador da República, Elmano Férrer (Progressistas/PI) assumiu o desafio de abrir novos horizontes para …