22.8 C
Picos

70 rolos de fios e cabos elétricos irregulares são apreendidos durante operação no PI

#

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu, durante a operação Energia Segura realizada na última semana, mais de 70 rolos de fios e cabos elétricos irregulares em seis cidades do Piauí.

A ação foi realizada nos municípios de Barras, Esperantina, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Joaquim Pires, além de Teresina. Ao todo, 30 estabelecimentos comerciais especializados na venda de fios e cabos elétricos foram vistoriados, e 22 empresas receberam auto de infração por conta das irregularidades encontradas.

O coordenador do setor da Qualidade e responsável pela operação no estado, Aquiles Neto, aponta que, durante a vistoria, é realizado um teste prévio para identificar a capacidade de retenção de energia do fio, além de uma análise para verificar se o material possui quantidade de cobre menor do que a recomendada.

“Após ser constatado o erro, o produto é retirado de circulação, e o setor jurídico do Imepi formaliza uma notificação judicial para autuar os responsáveis (comerciante ou fabricante) com multas que podem chegar a até R$ 1,5 milhão”, explica.

De acordo com a diretora-geral do IMEPI, Patrícia Leal, a operação Energia Segura foi desencadeada em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Tivemos um grande índice de apreensões de fios e cabos elétricos na Operação Energia Segura nesta última semana. Isso é o resultado do trabalho árduo dos fiscais do Imepi, que diariamente estão nas ruas da capital e do interior protegendo a população. Apesar do encerramento da operação nacional, vamos continuar com as nossas equipes empenhadas em combater a venda de fios e cabos elétricos em situação irregular”, ressalta.

Além de pagar mais caro na conta de energia, um fio em situação irregular pode superaquecer e gerar um curto-circuito. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar suas dúvidas, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Fonte: Cidade Verde

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas