sábado, 19 junho 2021
Últimas
Casa / Destaques / 2ª Romaria atrai centenas de fiéis em Padre Marcos

2ª Romaria atrai centenas de fiéis em Padre Marcos

No último sábado, 01 de abril, a comunidade católica do município de Padre Marcos – PI, celebrou a 2ª  Romaria da Mãe de Deus.  Em sua segunda edição, a Romaria atraiu dezenas de fiéis do município, como também das cidades vizinhas.

A celebração da eucaristia, abre o mês mariano, dedicado à Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, e foi presidida pelo pároco local, padre Fernando Amando. Na oportunidade, foi inaugurado a gruta do santuário e instalados as imagens de duas santas, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete.

Nossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e a Santa Bernadete  é conhecida por ter sido a menina a quem a Virgem Maria teria aparecido em Lourdes, na França.

Localizado no “morro da pedrona”, no bairro Jardim, o local sagrado recebeu o nome de Santuário da Boa Esperança.

Ao fim da Missa, o Padre Fernando fez balanço, em que foram aplicados mais de 20 mil reais até o momento.

Um documentário foi produzido para contar a história do Santuário da Boa Esperança,  recebeu o slogan “Uma obra das mãos e do coração do povo”.

O santuário é um sonho antigo da comunidade católica do município, que teve início ainda no ano de 1982, idealizado pelo professor José Leite Santana. 

No referido ano, uma grande seca assolava o nordeste, e foi feita uma promessa ao Pai do céu para que caísse chuva nas terras e, em forma de gratidão seria construído uma gruta para Nossa Senhora – a medianeira dos filhos flagelados, um cruzeiro – símbolo da vida árdua e honesta do povo, e um cristo redentor – sinal das bênçãos que caem sobre essa terra.

No dia 16 de junho de 2000, o senhor Cosme Otacílio de Lima, doava para a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Raimundo Vieira, o terreno onde se encontra a conhecida ‘pedrona’.

Em um domingo ensolarado de 21 de abril de 2019, quatro máquinas pertencentes aos municípios de Belém do Piauí, Francisco Macedo e Padre Marcos, deram início aos trabalhos de abertura do acesso ao local, e daí em diante vários mutirões foram realizados para a construção do então sonhado santuário.

No dia primeiro de maio de 2019, aconteceu a primeira Romaria, um noite marcada pela fé, amor e a confiança na continuidade do projeto. Em meio a pandemia, em setembro de 2020, foi instalada a cruz luminosa.

Documentario sobre o santuário

O sacerdote, padre Fernando, comentou que o santuário está se tornando realizado pelas mãos do povo.

Essa segunda romaria traz para nós uma confirmação, de que de fato esse santuário está nas mãos e no coração do povo, e esse é o slogan do santuário, porque ela está no coração há muitos anos, agora ela está se tornando realidade pelas mãos do povo”, disse.

O padre ainda teceu seus agradecimentos pelas muitas pessoas  que abriram suas mãos e seu coração para fazer tudo aquilo acontecer, como também destacou sobre a importância do Santuário.

“O nosso agradecimento ele é justo e necessário porque muitas pessoas abriram suas mãos e seu coração para fazer tudo aquilo acontecer, e eu tenho certeza absoluta que povo de boa fé que tem Deus no coração e que sabe a importância desse santuário, ele vai estar presente conosco durante ao longo da caminhada, e dizer que aqui é apenas uma etapa, nós temos a segunda etapa que vai ser a construção da escadaria que dá acesso a entrada do portal, com a instalação de quinze vias sacras, que também tem um sentido religioso, seguido das demais etapas que é a murada do terreno e organizar toda a parte de recepcionar os fiéis, encerrando com a implantação de um Cristo Redentor no topo do santuário. Será uma obra muito grande, e desde já nós da igreja católica queremos agradecer a todas as pessoas que já doaram até agora”, finalizou.

Ponto Turístico Religioso do município

Com a construção do Santuário, o número de pessoas que passaram a frequentar o Santuário, aumentou bastante, e o olhar para este local também passou a ser diferente, sendo que muitos começaram então a apreciar este ponto turístico.

Também é comum a movimentação de pessoas e visitantes da região.

Mais fotos

Sobre Humberto Júnior

Cofundador do Portal Info Newss e amante da tecnologia.

Verifique também

JAICÓS | Projeto da sede do FUNPREJ que será construído em terreno doado pela prefeitura, é apresentado ao prefeito Neném de Edite

Na manhã desta quinta-feira (17 de junho) o prefeito Neném de Edite (PSD), recebeu no …