31.1 C
Picos

1° Capitulo Demolay é instalado na Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança em Padre Marcos-PI; Confira a Solenidade

#

Em Sessão da ARLS Acácia da Boa Esperança – Oriente de Padre Marcos, na manhã deste domingo (08/04), foi realizado o evento de instalação e Posse do primeiro (1°) Capítulo da Ordem DeMolay, batizado de Zezito Moura, homenagem ao primeiro Maçom da Cidade de Padre Marcos-PI.

No local estiveram presentes todos os irmãos que fazem a Acácia da Boa Esperança. Além da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, esteve presente também o Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay Salomão Oka, o eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil-Piauí (GOB-PI) José Antônio Dias, e diversos integrantes dos Capítulos da Ordem DeMolay de Picos, Jaicós e Bocaina.

Na sessão supracitada, foram iniciados  21 (vinte e um) adolescentes na Ordem DeMolay: Klisman Moura Ribeiro, Lariel Macedo Cardeal, Shaidy Franc Carvalho, João Isaac Araujo Modesto, Marcos Aurelio Carvalho, Thiago Richelmy Rodrigues, Hermick Nael de Carvalho Silva, Welder Ricardo Sousa Carvalho, Adrian Rafael de Sousa, Lourival José de Sousa Neto, Thales Manoel da Silva, Leonardo Macedo Araujo, Pablo Natan Macedo Sousa, Felipe Macedo Maia, Savio Franc Bezerra, Arthur Ribeiro Modesto, Leonardo de Sousa Bezerra e Guilherme Augusto Macedo Teles.

Vale lembrar que com a criação deste grupo, o Estado do Piauí passa a ter 21° (Vinte e Um) Capítulos de 818 na ordem do Brasil, do Supremo Conselho da Ordem Demolay.

O evento que teve início às 10h da manhã com abertura para o público às 13h e término às 16h e contou com as presenças do atual Prefeito de Padre Marcos-PI, Valdinar Silva, a Presidente da Câmara Municipal de Padre Marcos, Emanoela Conrado Lima, além os familiares de José de Moura Leal e dos adolescentes iniciados na Ordem DeMolay.

Na abertura da sessão o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil-Piauí (GOB-PI) José Antônio Dias, foi homenageado pela casa. E na oportunidade saudou a todos e parabenizou a Loja Maçônica pela instalação do primeiro (1°) Capítulo da Ordem DeMolay na Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança e ressaltou os desafios da Maçonaria de hoje.

José Antônio Dias elogiou a fraternidade Feminina, afirmando que a Mulher é o braço direito da Maçonaria, e parabenizou a Loja Acácia da Boa Esperança pela criação do Capítulo da Ordem Demolay, que representa uma grande contribuição da Maçonaria para os adolescentes iniciados na Ordem DeMolay.

Posteriormente o Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, Salomão Oka, explicou o significado das Sete Virtudes Cardeais que a Ordem DeMolay baseia o seu ensinamento, que são elas: Amor Filial, Reverência pelas Coisa Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza, e o Patriotismo.

Pontou, também, sobre a importância da instalação do 1° (primeiro) Capítulo da Ordem DeMolay na casa. “É uma ótima conquista, pois aqui eles terão oportunidades de aprender grandes lições, especialmente sobre o que é ser um líder na vida, será uma oportunidade também de fazer com que os jovens tenham uma ocupação intelectual e virtuosa”.

Na mesma sessão foram empossados os membros da Diretoria e do Conselho Constitutivo do Capítulo da Ordem Demolay José de Moura Leal.

O Venerável Mestre da Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança, José Aquiles, frisou a satisfação de estar fundando o capítulo em Padre Marcos. “Faltam-me palavras para descrever esse momento impar não só na nossa Loja, mas como também para a Cidade de Padre Marcos. Foi um sonho realizado trazer a ordem Demolay para Padre Marcos”.

Finalizando as solenidades, Sebastião Alencar, membro da referida casa, trouxe a brilhante biografia de José de Moura Leal, mostrando sua trajetória: José de Moura Leal, conhecido como “Zezito Moura”, nasceu no dia 29 de novembro de 1916 e  faleceu em 12 de junho de 1980. Foi primeiro maçom do Município e Prefeito de Padre Marcos-PI. Era farmacêutico, e foi convidado a iniciar na maçonaria por um amigo vendedor de medicamentos. O convite foi prontamente aceito por “Zezito”, que passou a frequentar uma vez por mês a maçonaria da cidade de Juazeiro do Norte-CE.

Na oportunidade, diversos veneráveis de Lojas Maçônicas de cidades vizinhas se fizerem presentes, como do município de Simões-PI, Floriano-PI, Araripina-PE, Jaicós-PI e da capital Teresina.

Após o termino da magnífica Sessão foi servido almoço no Centro Social Urbano de Padre Marcos, onde estavam presentes todos os irmãos da casa, familiares e convidados.

Confira todas as fotos da solenidade;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui