23.6 C
Picos

Belém do Piauí realiza IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente; Veja fotos!

#

A prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na última quarta-feira (15), no anexo do Cras, a IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”.

O evento é realizado a cada 2(dois) anos, para discutir políticas públicas de proteção para este público. E neste ano, na  sua 4° edição, a conferencia teve como objetivo geral mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças e adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral a criança e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.

Leyse Barroso Dantas Martins, presidente do CMDCA,

O evento foi inicializado com o uso da palavra da presidente do CMDCA, Leyse Dantas. “Essa conferencia é importante, pois é um momento democrático de debates e discussões, para estarmos trabalhando cada vez mais os direitos das crianças e adolescentes”, explicou.

Anaias Carvallho, secretária de Assistência Social,

Em seguida, a secretária de Assistência Social, Anaias Carvalho, representando o prefeito Ademar Carvalho, falou sobre a importância da conferência. “Esse é o momento de estarmos trabalhando as políticas públicas da criança e do adolescente, e nada melhor do que vermos os adolescentes aqui trazendo suas realidades. O município de Belém estará sempre a disposição”, pontuou.

Apresentação com os adolescentes da Oficina de Violão

Dando sequência, aconteceu uma apresentação com os adolescentes da Oficina de Violão, ministrada pelo professor de violão Michel Ribeiro.

Posterior a apresentação, o conferencista Tancredo Paiva, realizou a magna palestra, abordando cinco temas de discussão: Eixo I, Garantia dos Direitos e Politicas Públicas integradas e de Inclusão Social; EIXO II, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; EIXO III, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; EIXO IV, Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; EIXO V, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Assistente social Tancredo Paiva

Ao termino da palestra, os participantes foram divididos em cinco grupos, para discussão e desenvolvimento propostas para a sua temática. A partir das discussões foram construídas propostas voltadas ao aperfeiçoamento da Política de Atendimento da Criança e do Adolescente no município. EIXO I, Maior Número de palestras interativas, e maiores grupos de debates, apresentador Márcio Santos; EIXO II, implantação de uma legislação especifica para a prevenção, durante os eventos promovido pelo pode público, apresentador Wolney Barros; EIXO III, Institucionalizar o fundo dos direitos da criança e adolescentes, apresentador Josefa; EIXO IV, fortalecimento e ampliação do Grêmio estudantil, participação direta de crianças e adolescentes sobre seus direitos e Implementação da semana da juventude, apresentadores, Josadack e Adriel; EIXO V, institucionalização do fundo dos direitos da criança e do adolescente e criação de fóruns municipal das crianças e adolescentes, apresentador Paulo Henrique.

Grupo de discussão
Delegados municipais para participar da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Finalizando a conferência, foi realizado a eleição dos delegados municipais para participar da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a entrega de certificados a todos os  participantes.

Entrega de certificados a todos os  participante

Estiveram presentes na conferência, o vice-prefeito Francisco Bento (Tico), o Secretário de Saúde Juscenildo Boeiro, a secretária de Finanças Joseja Silva, a Assistente Social Olisabel Silveira, o controlador jurídico João Deusdete, a assessora jurídica Bruna Raflézia, o controlador interno Manoel Neto, a vereadora Roseane Ribeiro, o coordenador do Emater Luiz José, os conselheiros tutelares Iraci Ribeiro, Solidade, Antônia e Francisco Benjamim,  e os Conselhos de Direitos do NUCA e  da Oficina de Música.

Confira registos fotográficos da conferencia: 

[rl_gallery id=”27190″]

Da Redação, InfoNewss

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui