quarta-feira , junho 26 2019
Casa / Municípios / Belém do Piauí / Secretaria de Educação realiza prova ‘Avalia Belém’ para diagnosticar ensino municipal

Secretaria de Educação realiza prova ‘Avalia Belém’ para diagnosticar ensino municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí realizou nesta sexta-feira (12), a prova ‘Avalia Belém’, método de avaliação dos alunos das escolas municipais do ensino fundamental I e II.

O simulado, que foi elaborado pela equipe pedagógica da Secretária Municipal de Educação, visa avaliar o desempenho dos alunos e prepara-los para Avaliação Nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A prova foi realizada nos turnos manhã e tarde nas Escolas Municipais José de Moura Leal (2° e 5° ano), e Ginásio Monte Sinai (9° ano). Os estudantes responderam a perguntas sobre conteúdos da língua portuguesa e matemática.

A aplicação do exame ocorreu durante o horário de aula e foi acompanhada pelos coordenadores de ensino, da Secretaria de Educação, professores e diretores das unidades escolares.

De acordo com a Secretária municipal de Educação, Cláudia Ribeiro, o uso do simulado sistematizado é mais uma ferramenta para diagnosticar os pontos que o município possa dar continuidade ou melhorar no processo de ensino-aprendizagem. “Como se trata de uma avaliação interna, os dados que ela irá nos trazer irão ajudar na viabilização, em cada Escola, de análises comparativas entre os dados obtidos através do Avalia Belém. Isso irá auxiliar a direcionar nossos esforços para garantir cada vez mais uma educação de qualidade no município”. Destacou.

Além disso, os professores terão a oportunidade de identificar e adotar possíveis ajustes na metodologia de ensino, baseando-se nas dificuldades de cada aluno. “O objetivo da avaliação é facilitar a ação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas no acompanhamento, desenvolvimento e realização de intervenções pedagógicas dos alunos, a fim de assegurar a qualidade no ensino e aprendizagem”, finalizou secretaria.

Destaque na Educação

Belém se consolidou como referência, conquistando um dos melhores resultados no IDEB / 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação.

O município garantiu a meta de 5,7 para os anos inicias – ultrapassando a meta de 2021, que seria 5,3. E nos anos finais, alcançou a meta 4,6, superando a meta estabelecida para o ano de 2019 que seria de 4.4.

O número é reflexo dos investimentos proporcionados pelo Governo Municipal, que tem a frente o prefeito Ademar Carvalho, que não mede esforços, dando prioridade a Educação Municipal, visando oferecer sempre educação de qualidade para as crianças e adolescentes.

Fotos;

Da Redação, InfoNewss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *