segunda-feira , abril 22 2019
Casa / Municípios / Padre Marcos / Em Teresina, prefeito Valdinar e vice-prefeito Valdo recebem Planta original da casa do Padre Marcos

Em Teresina, prefeito Valdinar e vice-prefeito Valdo recebem Planta original da casa do Padre Marcos

Durante viagem a capital Teresina, o prefeito municipal de Padre Marcos-PI, Valdinar Silva, acompanhado do vice-prefeito, Valdo Benedito, participou de um encontro com o ex-deputado, Homero Castelo Branco, para receber a planta original da casa grande da fazenda boa esperança.

A reunião aconteceu no escritório da casa do ex-deputado, e contou com a participação dos vereadores Iranildo Francisco, José Bonifácio, Antônio Chiquinho, Francisco Manoel (Neli) e o assessor jurídico, Raimundo Vieira.

O resgate de um dos principais marcos históricos do Piauí se deu por meio de um documentário realizado pela Tv Globo, a planta original foi encontrada pelo próprio Homero, através de pesquisas e estudos relacionados ao Padre Marcos.

Planta original da Casa Grande da Fazenda Boa esperança construída por Marcos Francisco de Araújo Costa.

O casarão construído por Marcos Francisco de Araújo Costa, pai do Padre Marcos de Araújo costa, é o primeiro empreendimento educacional do Piauí província, e teve sua construção datada por volta do século XVIII, que funcionaria como sede da Fazenda Boa Esperança, onde mais tarde se tornaria o município de Padre Marcos-PI. A casa sediou vários acontecimentos históricos por causa do Padre Marcos, que foi uma figura de grande expressão da Igreja e da vida política-cultural do estado.

Na reunião, vários assuntos referidos a residência foram discutidos, dentre eles, o local para a nova construção.

Segundo o vice-prefeito, Valdo Benedito, criador do livro, Raízes de Padre Marcos: memorias e legados dos que sonharam e construíram”, que conta toda a história do município a idéia inicial era construir o Casarão no local exato. “O certo seria construir a replica no próprio local, mas devido à construção de um prédio pelos atuais donos do terreno, não será mais possível. A saída agora é realizar o projeto em torno do espaço de toda aquela região, que era Fazenda Boa Esperança”, explanou.

Vice-prefeito de Padre Marcos-PI, Valdo Benedito.

“Recentemente recebemos de um amigo a chave da porta da casa do Padre Marcos, e agora com a planta, o próximo passo com o reconhecimento do prefeito Valdinar é criar um centro cultural, com biblioteca, auditório e museu na nova edificação”, disse.

De acordo com Homero, o planejamento preliminar era realizar a nova construção no mesmo local que a original, mas lembrou que o mais importante é o resgate do Patrimônio Histórico. “Nós temos na casa do Padre Marcos um verdadeiro monumento, por aqui passou vários intelectuais, governadores, ministros e viscondes. Então era interessante ser no mesmo local, preservando sua verdadeira identidade, que é caracterizada pela simplicidade da construção, representando a arquitetura produzida no Piauí, significativo da nossa cultura. Mas o importante agora é resgatar todo o valor histórico do patrimônio, o casarão faz parte da identidade de todo o estado, além de ser um registro fundamental para seus sucessores”. Destacou.

Ex-deputado, Homero Castelo Branco.

O Chefe do Executivo Municipal de Padre Marcos-PI, José Valdinar da Silva, destacou que ainda não tem uma data definida para iniciar, de fato, o projeto, mas enfatizou que o objetivo principal é fazer o resgate da história do Padre Marcos de Araújo Costa. “A idéia é que o patrimônio histórico da cidade seja preservado, como nós não temos mais como ter o imóvel original, queremos ter apenas uma réplica para que as gerações futuras tenha conhecimento daquele imóvel. Pretendemos fazer a réplica teoricamente nos mesmos moldes da original, para isso nós já temos dois locais como possibilidade para a construção”, Disse.

Prefeito de Padre Marcos-PI, José Valdinar da Silva.

“A reconstrução da nova edificação será idêntica à antiga,  desde o seu tamanho a sua largura, vamos utilizar os mesmo materiais da original, como tijolos em adobe, telha artesanal, carnaúba, chão de ladrilho cozido,  reboco e caiada de tabatinga.” Relatou.

Com a conclusão do projeto, o município não só resgatará suas raízes, como também agregará a população mais um ambiente cultural, voltado principalmente para a nova geração, para que dessa forma, a juventude possa ter o devido conhecimento e importância do Patrimônio Histórico que é o Padre Marcos de Araújo Costa.

Veja fotos do encontro;

Da redação, Infonewss.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *