27 C
Picos

PADRE MARCOS | Prefeitura promove com sucesso III Festival de Quadrilhas do Arraiá da Boa Esperança

#

Uma multidão de pessoas prestigiou na noite desta segunda-feira na Praça do Abrigo, o III Festival de Quadrilhas do 3º Arraiá da Boa Esperança em Padre Marcos-PI. Em mais um ano, o município foi palco de um grande evento com apresentações culturais de grupos juninos, se destacando mais uma vez pelo sucesso de público e organização.

III Festival de Quadrilhas do 3º Arraiá da Boa Esperança em Padre Marcos-PI

O evento festivo e cultural é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, que neste terceiro ano e já se consolida como um dos grandes eventos do interior do estado no segmento, tendo como objetivo principal contribuir com o fortalecimento das raízes culturais e a democratização dos festejos juninos.

Vale destacar que o Arraiá acontece paralelo aos festejos religiosos do município, que tem como padroeiro, Santo Antônio, e leva o nome de Boa Esperança, em memoria a fazenda onde residiram os primeiros habitantes da região, com destaque para o padre Marcos de Araújo Costa.

Em entrevista ao portal InfoNewss, o prefeito Valdinar Silva, destacou que objetivo principal do Festival de Quadrilhas do Arraiá da Boa Esperança é resgatar a cultura nordestina, que foi um grande marco na região e no município de Padre Marcos. “As festividades este ano leva como tema o sertão, retratando o homem e a mulher, os grandes trabalhadores desta terra, em busca de trazer e valorizar a cultura nordestina, o são João. Sabemos que as dificuldades são grandes, vários empecilhos, mas sempre com pé no chão, nós vamos procurar crescer e evoluir, para assim podermos manter essa grande tradição que é o Arraiá da Boa Esperança, ” disse.

Prefeito de Padre Marcos-PI, Valdinar Silva.

Nesta noite o município de Padre Marcos está abrindo oficialmente o São João na nossa região, mostrando o que há de melhor na nossa cultura.

Prefeito de Padre Marcos-PI, Valdinar Silva.

A abertura do evento do 3º Festival de quadrilhas ficou por conta da quadrilha local e convidada, o grupo “Piração”, que apresentou o tema “Com fé encontrei o amor”, relatando a história de um casal que fez parte do grupo de jovens JAUC.

Grupo Piração

Dando início as competições, um júri foi formado pela organização, tendo como avaliadores a professora e diretora escolar, Esmeralda Silva Araújo, o professor e coordenador de Belém do Piauí, Jailson Paulo de Araújo e a fisioterapeuta, Ilana Almeida Luz.

Posteriormente, se apresentaram no festival para a competição de melhor quadrilha 2019 do Arraiá Boa Esperança, os grupos, Arrasta Pé dos Caipiras da cidade de Picos-PI e Chamego Bom do município de Jaicós-PI.

Após as apresentações os jurados que avaliaram quesitos como coreografia, desenvoltura, harmonia, figurino, marcador da quadrilha, trilha sonora e conjunto, chegaram à conclusão é elegeram a quadrilha Chamego Bom de Jaicós-PI, como a grande campeã do III Festival de Quadrilhas do Arraiá da Boa Esperança com 189,5 pontos, ficando em segundo lugar a quadrilha junina Arrasta Pé dos Caipiras da cidade de Picos-PI com 186,0 pontos.

Quadrilha Chamego Bom de Jaicós-PI, campeã III Festival de Quadrilhas do 3º Arraiá da Boa Esperança em Padre Marcos-PI

Como forma de apoio e incentivo, a Prefeitura Municipal premiou os grupos com troféus e dinheiro, sendo R$ 800 para o campeão, R$ 400 para o segundo colocada. Ademais, a quadrilha junina Piração de Padre Marcos, recebeu troféu pela participação, assim como os jurados pela contribuição no evento.

Diversas autoridades prestigiaram o evento

Além do prefeito Valdinar Silva, marcaram presença no III Festival de Quadrilhas do Arraiá da Boa Esperança, a primeira-dama Edilene Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, o procurador Jurídico do município, Dr. Raimundo Vieira acompanhado de sua esposa, a ex-vereadora, Ana Meire Macêdo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Irmão Adão, e demais vereadores, Antônio Francisco, Antônio Nascimento, Emanoela Conrado, Willians Macedo e Iranildo Carvalho.

Estiveram presente também, os secretários municipais, Eraldo Carvalho de Educação, Orlandio Carvalho de Finanças, Thuanny Mikaella de Administração, Elton Carvalho de Agricultura, Erimar Gomes de Transporte, Maria Lucicleide de Assistência Social, Linara Emily de Cultura, Soênio Ribeiro de Esporte, Maria Lúcia da Silva de Saúde e Leomir Bonival de Meio Ambiente, além da presidente do STR de Padre Marcos, Gracilene Carvalho, a diretora do Hospital Municipal, Ágda Érica, os suplentes de vereador, Assis e Juvanir Macêdo, Aparecida, e os representantes do Conselho Tutelar, dentre outros.

Além das apresentações culturais, o que também ganha grande destaque em todos os anos é a beleza da Praça do Abrigo, que sempre recebe uma excelente ornamentação temática.

Praça do Abrigo Fotos: Saiba Mais

Programação:

A programação do III Arraiá da Boa Esperança segue até a próxima quinta-feira, 13 de junho, como já mencionado paralelo aos festejos de Santo Antônio.

Nesta terça-feira acontecerá após a missa, o tradicional leilão da Igreja católica, na quarta-feira, 12, acontecerá a final do Campeonato Municipal de futebol no Estádio Municipal Macedão, às 15h, entre as aquipes de Caititu e Pé do Morro. Em seguida será a entrega de premiações.

Na quinta-feira, 13, a partir das 17h, o prefeito Valdinar Silva realizará varias inaugurações, e a entrega  de  um veículo modelo Van, às 9h30, ocorre o Rifão de Santo Antônio, e por volta das 22h acontecem shows artísticos, com os artistas Lamarck, Júnior Vianna, e a Banda Lance Love. 

Confira algumas fotos do Evento;

[rl_gallery id=”62787″]

Da redação, Infonewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui