segunda-feira , abril 22 2019
Casa / Municípios / Belém do Piauí / BELÉM | II Cavalgada e missa em homenagem ao vaqueiro abrem os festejos de São José. Confira fotos!

BELÉM | II Cavalgada e missa em homenagem ao vaqueiro abrem os festejos de São José. Confira fotos!

O tradicional Festejo de São José, da cidade de Belém do Piauí, começou neste Domingo (10/03) e segue até o dia 19 de março. A eventualidade religiosa integra o calendário de atividades do município e é realizado com o apoio da prefeitura.

Os Festejos de São José fazem parte da história e da memória popular da região e milhares de devotos participam das comemorações ao santo padroeiro, que unem a tradição cultural e religiosa local. O primeiro dia iniciou  com uma vasta programação que contou com alvorada festiva, café da manhã comunitário, segunda cavalgada e missa em homenagem ao vaqueiro.

Como parte da programação alusiva ao festejo às 5h30 iniciou-se a alvorada festiva com fiéis que reuniram na sede da igreja para escutar o sermão do Padre sobre a trajetória de São José e sua importância para fé católica. Ainda na alvorada foi feito a tradicional queima de fogos e o café comunitário para os que se fizeram presente.

A tarde ocorreu a segunda cavalgada do vaqueiro, que saiu da localidade  Caboclo e dirigiu-se até Belém, ao chegar na cidade liderados pelo Padre Fernando Amando dezenas de vaqueiros, agricultores e demais fies desfilaram por diversas ruas.

Durante a trajetória foi feito apenas uma parada Às 18h, horário conhecido como hora do homem do campo, onde foi realizado uma reza a toda essa classe de trabalhadores que reúne desde agricultores a vaqueiros.

Ao final do Percurso os Vaqueiros e Agricultores dirigiram-se até a Igreja Católica onde foi celebrado a Missa em homenagem ao vaqueiro.

A missa foi ministrada pelo Padre da paroquia local, Fernando Amando, e contou com entonações de poemas, cânticos do coral padremarcoense, sermão sobre “provação e tentação”, entrada dos frutos da terra carregada pelos agricultores locais e poemas cantados. 

Em entrevista ao portal Infonewss o padre relatou a importância de se iniciar as festividades de são José homenageando ao “homem do campo”. “Vejo que iniciamos as festividades de forma muito digna, pois por mais que este dia tenha sido cansativo, o dia foi muito proveitoso porque além de homenageamos os desbravadores desta terra a cerimonia faz com que a população reflita sobre a vida sofrida do homem do campo”, disse Fernando.  

Fotos

Da Redação, InfoNewss

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *