24.4 C
Picos

BELÉM | Comissão Intersetorial participa de capacitação do selo Unicef e encontro estadual do SUAS

#

Integrantes da Comissão Intersetorial do município de Belém do Piauí participaram nesta semana, do 4º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef, no Centro de Diocesano Dom Expedito Lopes, na Cidade de Oeiras-PI, e também do Encontro Estadual da Primeira Infância do SUAS, na capital Teresina.

Estiveram presentes na capacitação em Oeiras-PI, a gestora, Anaias Carvalho, a mobilizadora local, Sara Leal, e a Conselheira Tutelar, Carol. Já a articuladora do selo, Olisabel Silveira, se fez presente no Encontro Estadual da Primeira Infância, realizado em Teresina-PI.

Durante o evento, em Oeiras, foram apresentados os resultados sistêmicos 9, 13, 15 e 16, além do relatório de Indicadores de Impacto Social,  e da reunião intermediaria de acompanhamento, discussão sobre o relatório dos Indicadores de Meio Período, solução de dúvidas gerais sobre a metodologia e o compartilhamento de experiências entre os municípios.

O selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Nesta etapa os temas abordados foram: ‘Estratégia de promoção da igualdade racial implementada na rede escolar’; ‘Serviços integrados de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência ofertados’; ‘Serviços de atendimento socioeducativo em meio aberto disponíveis no município e alimentando os cadastros nacionais’; e ‘Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município’.

Já em Teresina o evento Estadual da Primeira Infância contou com palestras e oficinas referente ao programa “Criança Feliz”, abordando temas e discussões, como: ‘a importância da primeira infância’; ‘Trajetória da primeira infância no Brasil’; ‘O programa criança feliz’; ‘O território e a intersetorialidade, procedimentos administrativos e financeiros do PCF’; ‘visita domiciliar, a equipe de referência do PCF’; ‘O Planejamento e percurso metodológico’; Introdução e objetivos do Alinhamento no Método CDC’; Dentre outros.

Belém do Piauí é um dos 182 municípios que aderiram a esta edição (2017-2020) e concorre ao título de cidade aprovada pelo Unicef, trazendo reconhecimento internacional e incentivando a participação de outros municípios.

Fotos;

Da Redação, InfoNewss.com

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui