Slider
quinta-feira , 19 setembro 2019
Slider
Casa / Saúde / Campanha “Junho Vermelho” chama atenção para importância de doar sangue no Piauí

Campanha “Junho Vermelho” chama atenção para importância de doar sangue no Piauí

Slider

Em alusão ao Movimento “Junho Vermelho” e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, dois importantes pontos turísticos de Teresina, o Palácio de Karnak e a Ponte Estaiada João Isidoro França, estão iluminados de vermelho. A intenção é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Campanha Junho Vermelho chama atenção para importância de doar sangue no Piauí (Foto: Reprodução)

O Junho Vermelho é um movimento nacional, criado pelo movimento Eu Dou Sangue (SP) em 2015, a adotado por todos os Estados da federação. O objetivo principal é a conscientização sobre a doação de sangue regular, visto que em alguns períodos do ano o movimento nos Hemocentros tende a diminuir.

“Geralmente, observamos uma queda nas doações em períodos de férias escolares e nos feriados prolongados. O Junho Vermelho é movimento que chama atenção das pessoas para que doem sangue de forma regular e ajudem a manter os estoques dos hemocentros satisfatórios”, explicou o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Grupos parceiros do Hemopi, como empresas, escolas, associações e instituições públicas e privadas, foram mobilizados para reforçar as doações durante todo o mês de junho. “Essa é uma parte da estratégia que elaboramos para manter o estoque suficiente e atender a nossa demanda”, afirma o diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins.

No entanto, ele reforça que a todos podem ser doadores, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos para a doação como: Ter entre 16 (menores de idade precisam de um termo de consentimento assinado pais ou responsável legal) e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar saudável, alimentado e apresentar um documento oficial com foto.

No dia 14 de junho, o Hemopi vai promover um momento festivo e de acolhimento dos doadores, com música e animação em ritmo junino para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Fonte: OitoMeia

Sobre Humberto Júnior

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *